Eduardo de Vilhena Toledo
Sócio Senior

E-mail toledo@advocaciatoledo.adv.br

Telefone (61) 3323-5260

Biografia

Sócio fundador do Escritório, Eduardo Toledo é Advogado criminal há 26 (vinte e seis) anos. Iniciou suas atividades profissionais em maio de 1986, antes mesmo de se tornar Bacharel em Direito, ao ser aprovado em concurso público para o cargo de Escrevente Juramentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, sendo lotado como Datilógrafo de Audiência junto à 2ª Vara de Entorpecentes e Contravenções Penais de Brasília, onde nascia sua paixão pela Advocacia criminal, já aos 20 (vinte) anos de idade.

Formou-se em Direito, logo após, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), passando, então, a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete e Assessor do Ministro Assis Toledo, com quem aprendeu os princípios fundamentais do Direito Penal.

No ano de 1994, após quase 9 (nove) anos de serviço público, solicitou sua exoneração do serviço público para exercer seu grande ofício e seu novo desafio, a Advocacia criminal, iniciando sua carreira no Escritório de Advocacia do então Senador da República eleito, Bernardo Cabral, sendo responsável pela coordenação da área criminal do escritório.

Em 1997, decidiu fundar seu próprio Escritório de Advocacia, sendo surpreendido com a notícia de que o eminente Ministro Assis Toledo, já tendo requerido sua aposentadoria do Superior Tribunal de Justiça, passaria a atuar ao seu lado, como seu sócio e grande companheiro.

Atuaram juntos em causas de grande porte, permanecendo o Sócio fundador à frente da Advocacia Assis Toledo & Vilhena Toledo até os dias de hoje, seguindo o legado deixado por seu pai, atuando com eficiência, combatividade e vigor técnico na defesa dos direitos e garantias de seus constituintes. Fez da Advocacia seu ofício e sua paixão, tendo atuado em todos os tipos de causas criminais, desde Júris a causas empresariais de repercussão nacional, em todas as instâncias e unidades da federação, com especial atuação no Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. 

Participou de vários Seminários de Direito, sendo sempre convidado a proferir palestras para estudantes e profissionais da área penal e processual penal. Atua, ainda, na área de consultoria e assessoria, tendo elaborado vários pareceres técnicos. Já representou a Ordem dos Advogados do Brasil, tanto a Seccional DF quanto o Conselho Federal em várias conferências e audiências públicas de reforma da legislação penal.