José Francisco Fischinger
Sócio

E-mail josefrancisco@advocaciatoledo.adv.br

Telefone (61) 3323-5260

Biografia

José Francisco Fischinger exerce a Advocacia há 23 (vinte e três) anos, tendo se graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aos 20 (vinte) anos de idade, quando cursava o segundo ano da Faculdade de Direito, foi aprovado em concurso público do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, tendo sido empossado, no segundo semestre de 1993, na então 18ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Porto Alegre/RS. Poucos meses após o início de sua atividade de servidor público, pediu transferência para a então 3ª Vara Federal, a qual, posteriormente, foi transformada em 1ª Vara Federal Criminal e, hoje, corresponde à 7ª Vara Federal da Capital Gaúcha, órgão que sempre preservou competência exclusivamente criminal. Lá, auferiu experiência em Direito Penal e Direito Processual Penal, realizando diligências processuais, atendendo ao público, realizando milhares de audiências e, depois, sendo lotado no Gabinete de diversos Magistrados que prestaram jurisdição naquele órgão, assessorando-os em decisões e sentenças. 

Formou-se em fevereiro de 1997 e, em maio do mesmo ano, convencido de sua vocação para a Advocacia criminal, pediu exoneração para fundar seu primeiro escritório de Advocacia, onde sempre atuou preponderantemente na esfera criminal. No início de sua carreira de Advogado, tendo em vista a inexistência, à época, de uma Defensoria Pública da União, teve atuação de destaque como defensor dativo em inúmeros casos criminais, tanto na primeira instância quanto no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. 

Em 2000, foi convidado para o Magistério superior, assumindo, no Centro Universitário Ritter dos Reis, disciplinas teóricas (Direito Penal e Direito Processual Penal) e práticas (oficinas e atendimento no Serviço de Assistência Judiciária). Tornou-se especialista em Direito Tributário – com ênfase em crimes dessa natureza – pela mesma instituição, no ano de 2002 e, em 2003, ingressou no Mestrado em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, obtendo o título de Mestre em abril de 2005, com nota máxima. 

Foi Professor universitário durante 13 (treze) anos, tendo orientado mais de 150 (cento e cinquenta) trabalhos de conclusão e participado de centenas de bancas examinadoras, sem jamais abandonar a Advocacia.  

Em razão de sua atuação, travou contato com escritórios e profissionais de outras unidades da Federação. Um desses encontros foi, exatamente, com o Advogado Eduardo Toledo, a quem assessorou em caso de grande repercussão nacional – a Operação Caixa de Pandora – no ano de 2012, oportunidade em que permaneceu durante alguns dias na Capital Federal. 

Por força dessa aproximação, foi convidado, no segundo semestre de 2013, a integrar o corpo técnico da Advocacia Toledo, tornando-se sócio no final de 2014 e mudando-se definitivamente para Brasília no final de 2015. Desde então, coordena, sob a orientação do sócio fundador Eduardo Toledo, a equipe técnica em matéria penal e processual penal do Escritório.